Quando o UAU se torna bússola, você descobre um mundo em que as possibilidades são infinitas e o impossível se torna um aliado na busca constante pela excelência
Num cenário em que marcas disputam atenção em um mar de estímulos, o diferencial está em criar experiências reais que toquem o público. Marcelo Braga, especialista em live marketing e idealizador de grande eventos, explica como a capacidade de execução precisa, o domínio da comunicação e o uso estratégico do storytelling transformam eventos em plataformas de branding emocional.
Com mais de duas décadas de experiência, Marcelo Braga aposta na tríade execução, narrativa e criatividade como pilares para eventos de impacto. “Não basta ter uma boa ideia; ela precisa ser viável, comunicável e inesquecível“, afirma. Segundo ele, a capacidade de execução é o ponto de partida para qualquer evento sair do papel com excelência, um trabalho que exige planejamento detalhado, habilidade de negociação e domínio logístico.
Mas é no storytelling das marcas que Marcelo encontra a mágica. “Eventos são palcos vivos onde as marcas contam suas histórias. Quando a narrativa é bem construída, o público se conecta, se emociona e se engaja”, explica. A clareza na comunicação com todos os envolvidos, fornecedores, equipes e cliente final, é outro fator decisivo para o sucesso, além da habilidade de viabilizar a criatividade, traduzindo conceitos ousados em experiências tangíveis. A grande questão é: que história contar!
O setor de eventos corporativos e promocionais movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Eventos (ABEOC), e é justamente nesse palco competitivo que Marcelo Braga atua com excelência, transformando ações pontuais em experiências inesquecíveis e marcas em protagonistas de narrativas emocionantes.
A média não é memorável, pois não gera emoção. É aqui que Marcelo revela um segredo: “o nosso cérebro guarda lembranças que nos emocionam. Somente assim é possível ativar a emoção, que é a memória do coração. Eu descobri isso cedo, por isso fui me aperfeiçoando, para inspirar, a traçar um caminho mais emocionante, e no melhor dos sentidos. E é justamente por saber contar histórias por meio de eventos que nos torna tão memoráveis”.
Quando o UAU se torna bússola, cada detalhe de um evento deixa de ser apenas operacional e passa a ser parte de uma narrativa viva. É nesse território onde o encantamento encontra a logística, que Marcelo Braga atua com maestria. Para ele, excelência não é um ponto de chegada, mas um processo contínuo onde o impossível é apenas uma etapa a ser redesenhada, com criatividade viável, comunicação clara e propósito alinhado à essência da marca.
Sob essa ótica, Marcelo deixa de ser um organizador de eventos e passa a ser um facilitador de conexões. Para isso, se faz necessário encontrar a razão de existir de cada evento. Uma vez entendido com clareza a dor e os reais desejos, parte-se para construção do conceito e da jornada do evento. Quando bem orquestrados, são capazes de gerar pertencimento, emoção e memória. Marcelo Braga convida o mercado a enxergar o live marketing como uma arte estratégica de conexão, onde o espetáculo não está no excesso, mas na precisão com que cada ideia é conduzida ao seu auge, onde cada ponto de contato tem que ter um sentido. Afinal, para quem usa o UAU como direção, a excelência é sempre o próximo passo.
Conecte-se com Marcelo Braga
Para conhecer mais sobre a trajetória de Marcelo Braga, seu trabalho e as ideias por trás de sua metodologia, acesse suas redes sociais: @bragamkt. Saiba mais sobre a Liga de Marketing e as experiências oferecidas no site [www.liga.com.br] e explore o livro Fantástica Fábrica de UAU! em [www.fabricadeuau.com.br]
Carol Freitas Assessoria 11981106493 [email protected]