Bolsas de NY têm alta forte após quatro semanas seguidas de perdas


Com a perspectiva de que mais estímulos podem impulsionar a recuperação da economia americana, setores sensíveis ao crescimento econômico se beneficiaram. Wall Street é a sede das principais bolsas de NY como a New York Stock Exchange (NYSE)
Reuters
Os investidores se apegaram às expectativas renovadas de que os congressistas em Washington podem chegar a um acordo sobre uma nova rodada de estímulos fiscais e ampliaram as compras no mercado acionário. Como resultado, empresas mais ligadas ao crescimento da economia, como as ações do setor financeiro e de energia, puxaram a alta dos índices em Wall Street.
O Dow Jones terminou a sessão em alta de 1,51%, aos 27.584,06 pontos. O S&P 500 avançou 1,61%, a 3.351,60 pontos. O Nasdaq registrou ganhos de 1,87%, aos 11.117,53 pontos.
A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse, no fim de semana, que há uma chance de que um acordo sobre uma nova rodada de estímulos fiscais seja alcançado.
“Confio no secretário [Steven] Mnuchin para representar algo que pode chegar a uma solução e acredito que chegaremos a um acordo”, disse Pelosi, à CNN.
Reportagens indicam que um pacote de ajuda poderia ser votado no início do próximo mês, com Pelosi defendendo um suporte de US$ 2,2 trilhões para ajudar os americanos desempregados e empresas duramente atingidas pela pandemia de covid-19.
“Há uma preocupação de que o ímpeto da recuperação econômica esteja diminuindo, com o Congresso atrasando novos estímulos”, disse Bruce Bittles, estrategista-chefe de investimentos da Baird, ao MarketWatch. “Agora, parece que estamos perto de conseguir um pacote mais cedo ou mais tarde”, afirmou.
Com a perspectiva de que mais estímulos podem impulsionar a recuperação da economia americana, setores sensíveis ao crescimento econômico se beneficiaram na sessão desta segunda-feira.
Pesquisa mostra disputa apertada entre Donald Trump e Joe Biden nos EUA
O segmento de energia (+2,33%) e o financeiro (+2,27%) — que apresentam os piores desempenhos no acumulado de 2020 até o momento — encerraram a sessão desta segunda com ganhos significativos, liderando as altas diárias do S&P 500.
Destaques
Thomas Hayes, presidente da empresa de gestão de investimentos Great Hill Capital, disse, à Dow Jones Newswires, que sua empresa comprou ações do Wells Fargo e de outros bancos nos últimos dias. Ele espera que essas ações tenham um desempenho melhor do que as ações de tecnologia, que impulsionaram a recuperação do mercado de março a setembro.
“É aí que você vai ter um desempenho melhor, com os papéis que foram deixados para trás até agora”, afirmou. Ações cíclicas, como as dos bancos, tendem a superar o mercado durante as recuperações das recessões, de acordo com o executivo.
Para os estrategistas do Morgan Stanley, a queda do mercado nas últimas semanas era um evento esperado. “A correção recente era inevitável em nossa opinião, uma vez que todos os mercados em alta se consolidam ao longo do caminho, especialmente quando a alta inicial foi tão poderosa”, afirmam os analistas de ações da instituição, liderados por Michael Wilson.
No pior nível desde junho, Bovespa fecha em queda com temor de piora fiscal
Segundo eles, as melhores oportunidades do mercado, atualmente, incluem ações cíclicas, dos segmentos de materiais, indústria e financeiro, além de ações de menor capitalização.
No noticiário corporativo, as ações da Devon Energy subiram 11,11% depois que o “Wall Street Journal” informou e a empresa posteriormente confirmou um acordo de fusão com a WPX Energy. A operação pode ajudar as duas empresas a resistir a uma prolongada queda do setor. As ações da WPX subiram 16,44%.
Já os papéis do Uber subiram 3,19%, depois de a empresa ter ganhado um recurso sobre a revogação de sua licença operacional em Londres, encerrando temporariamente uma disputa de anos com reguladores em um de seus maiores mercados globais.

Fernanda de Souza

Learn More →