Bovespa opera com pequenas variações ao redor dos 95 mil pontos


Na segunda-feira, Ibovespa fechou em queda de 2,41%, abaixo dos 95 mil pontos. A bolsa de valores brasileira, a B3, opera sem direção definida nesta terça-feira (29), com o mercado ainda avaliando o risco fiscal da proposta do programa social Renda Cidadã, anunciado na véspera, além de um sentimento de cautela antes do primeiro debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Às 10h53, o Ibovespa subia 0,38%, a 95.030 pontos. Na mínima até o momento chegou a 94.883 pontos. Veja mais cotações.
O dólar opera volátil, negociado ao redor de R$ 5,65.
Na segunda-feira, a bolsa fechou em queda de 2,41%, a 94.666 pontos – pior pontuação desde 26 de junho (93.834 pontos). Com o resultado, passou a acumular baixa de 4,73% no mês e perda de 18,14% no ano.
Mercado reage de forma negativa após o governo anunciar como vai financiar Renda Cidadã
Cenários
O mercado recebeu negativamente as medidas anunciadas pelo governo para financiar o novo programa social do governo, batizado de Renda Cidadã.
Após as reações do mercado financeiro e no mundo político, assessores próximos do presidente Jair Bolsonaro começaram a defender uma mudança no programa, segundo informa o Blog da Ana Flor. Para especialistas em contas públicas, a proposta de rolar o pagamento de precatórios – despesa obrigatória do governo com dívida pública judicial – para financiar um novo programa social foi uma ruptura, uma sinalização do abandono do compromisso fiscal.
O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) emergencial, disse em entrevista à GloboNews que usar verba do pagamento de precatórios para financiar o programa social Renda Cidadã não é um calote.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, no entanto, parecer em que classifica como inconstitucional a proposta.
Cena externa
Nos EUA, o presidente Donald Trump e o desafiante democrata Joe Biden irão realizar nesta terça o seu primeiro debate televisivo de 90 minutos em Cleveland, Ohio, cinco semanas antes das eleições.
Na Europa, a confiança econômica da zona do euro melhorou mais do que o esperado em setembro, graças principalmente a um aumento no otimismo do setor de serviços apesar das preocupações com uma segunda onda do coronavírus. A pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que o sentimento nos 19 países que usam o euro subiu a 91,1 pontos este mês de 87,5 em agosto, superando as expectativas do mercado.
Já o Banco Mundial avaliou que a pandemia de coronavírus deve levar a região do Leste Asiático e Pacífico, bem como a China, a registrar o crescimento mais lento em mais de 50 anos, enquanto até 38 milhões de pessoas serão levadas à pobreza. O banco afirmou que a região deve crescer neste ano apenas 0,9%, taxa mais fraca desde 1967.
Variação do Ibovespa em 2020
G1 Economia
Veja vídeos: últimas notícias de Economia
O Ibovespa teve queda de 2,41%, a 94.666 pontos. É a pior pontuaçã e

Fernanda de Souza

Learn More →