A falha de um “aparelho de fumaça” durante um chá de revelação no sábado 5 foi responsável por um incêndio florestal que se alastrou por 2.832 hectares próximo ao condado de San Bernardino e da cidade de Yucaipa, na Califórnia, segundo as autoridades locais.
Segundo o Departamento Florestal e de Prevenção de Incêndios (Cal Fires), o “incêndio se propagou do parque ao norte para a cordilheira de Yucaipa que separa Mountain Home Village e Forest Falls da cidade de Yucaipa”. Ordens de evacuação foram emitidas para as regiões afetadas.
View this post on InstagramA post shared by CAL FIRE San Bernardino Unit (@calfirebdu) on Sep 6, 2020 at 8:08pm PDT
Continua após a publicidade
Segundo o departamento, as condições secas e a temporada de incêndios facilitam a propagação do fogo, mas os “responsáveis por iniciar incêndios devido a negligência ou atividade ilegal são passíveis de serem atuados financeiramente ou criminalmente”.
Até o momento, os bombeiros controlaram apenas 5% do incêndio, segundo as últimas informações das autoridades.
A Califórnia vive uma das piores secas da sua história. A onda de calor que avassala o estado propiciou uma das maiores temperaturas registradas em Los Angeles: 49.4° Celsius no domingo 6. O Serviço Meteorológico Nacional descreveu o dia de domingo como “um dos dias mais quentes desde que o clima começou a ser registrado” na Califórnia.