Os Emirados Árabes Unidos anunciaram nesta terça-feira, 29, o lançamento de um veículo explorador à Lua para 2024. O anúncio foi feito pelo o vice-presidente dos Emirados e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Maktoum, em sua conta oficial no Twitter.
“Iniciamos um projeto emiradense para explorar a Lua. Será um veículo explorador lunar de fabricação emiradense, que pousará na superfície da Lua em 2024”, disse. Maktoum indicou que o veículo será nomeado em homenagem a seu pai, Rachid, que é conhecido por ter modernizado Dubai.
We are launching the first-ever Arab mission to the moon by 2024. The lunar rover will send back images & data from new sites of the moon that haven’t been explored by previous lunar missions. The gathered data will be shared with global research centers & institutions. pic.twitter.com/b4NQ3reLIq
— HH Sheikh Mohammed (@HHShkMohd) September 29, 2020
A missão cobrirá “lugares que ainda não foram alcançados em missões de exploração anteriores”.
Este projeto é inédito para os Emirados e será a primeira viagem à Lua feita por um país árabe, porém não a primeira empreitada espacial envolvendo um cidadão do país.
Em setembro de 2019, o emiradense Hazza Mansuri foi o primeiro árabe a viajar ao espaço, a bordo de um foguete Soyuz, e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS). Em julho deste ano, os Emirados lançaram a primeira missão espacial árabe, chamada “Esperança”, rumo à Marte.
Segundo o xeique Mohamed, esta missão faz parte da estratégia espacial do país para desenvolver novas capacidades científicas.