Presidência adia viagem de Lula a China; nova data ainda não está definida

Presidente foi diagnosticado com pneumonia leve e equipe médica recomendou adiamento até melhora total do quadro

Lula em cerimônia com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao

O Palácio do Planalto informou neste sábado (25) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a viagem que faria para a China neste domingo (26). Ainda não há nova data definida.

Segundo texto divulgado pela Secretaria de Comunicação da presidência, a mudança obedece a orientações médicas. Lula foi diagnosticado com pneumonia leve na quinta-feira (23).

Na sexta-feira (24), o governo chegou a anunciar que a data da viagem seria modificada de sábado (25) para domingo (26). Na nota mais recente divulgada, no entanto, houve mudanças nessa decisão.

“Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, informa o texto.

O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas e uma nova data será negociada com país asiático.

Leia a íntegra da nota médica:

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.

O Diário Regional

Learn More →