Alunos da Santa Casa de SP protestam pedindo afastamento de conselheiro suspeito de assédio moral e desvio de dinheiro

Manifestações foram feitas na quarta e quinta em frente ao prédio da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC). Em manifesto, corpo estudantil apontam problemas envolvendo a direção executiva e a presidência do Conselho Curador da fundação.

Alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo realizaram nesta semana dois protestos para pedir o afastamento imediato do atual presidente do Conselho Curador da fundamentação mantenedora da instituição, Antônio Cleidenir Ramos, conhecido como Tonico Ramos.

Os atos ocorreram na quarta (24) e na quinta (25) em frente ao prédio da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC).

Tônico é suspeito de assédio moral, ameaças e chantagens sofridas por empregados. As denúncias também apontam uso indevido do cartão corporativo da fundação.

Outra acusação ainda diz que Tônico usou recurso da entidade em campanhas eleitorais (saiba mais abaixo).

Na quarta-feira (24), os alunos ocuparam um dos corredores do andar onde funciona o Conselho Curador da fundação. Eles se colocam contra às recentes condutas do Conselho.

O g1 procurou a Santa Casa e aguarda contato.

Em manifesto, corpo estudantil aponta crise na fundação
Em manifesto, a entidade máxima de representação estudantil dos alunos e alunas do curso de Graduação de Fonoaudiologia apontam alguns eventos que culminaram na crise que a FAVC está lidando.

Por meio da carta, o corpo estudantil buscou se posicionar e relatar os fatos que vêm ocorrendo nos últimos meses, envolvendo a direção executiva e a presidência do Conselho Curador da fundação.

Entre os destaques, está o protesto dos estudantes no dia 14 de março, após denúncias de irregularidades encaminhada ao Ministério Público, envolvendo o presidente do Conselho Curador, Tonico Ramos.

Ainda de acordo com o corpo estudantil, durante o protesto, houve uma reunião dos diretores da F.A.V.C que nomeou por meio de uma votação irregular um novo presidente da diretoria executiva da fundação.

“Devido às irregularidades dessa reunião, no dia 15 de maio de 2023, tivemos a informação que a procuradoria não aprovou a ata, pois ia contra os segmentos previstos no estatuto da fundação, posto isso, Arruda (Luiz Eduardo Pesce de Arruda) passou a ocupar o cargo de presidente da diretoria executiva, encargo que era seu por direito”, destacou o corpo estudantil em manifesto.
No entanto, conforme relatado pela representação dos estudantes, o senhor Tônico foi responsável pela demissão de cinco membros da Diretoria Executiva da FAVC no último dia 19.

Frente a essas questões, os alunos votaram a favor de uma paralisação em repúdio às recentes condutas do Conselho Curador e realizam as seguintes demandas:

Afastamento imediato de Tonico Ramos, com sua substituição por um interventor nomeado pelo Ministério Público;
Fim da interferência do Conselho Curador em questões acadêmicas;
Implementação de representatividade acadêmica dentro do Conselho Curador;
Nomeação de novos membros para integrar o Conselho Curador;
Garantia de que nenhum funcionário não relacionado ao processo será demitido durante a
apuração das denúncias;
Cumprimento integral do Estatuto da Fundação, no qual está claro que, no caso de afastamento do presidente da Diretoria Executiva, quem assume é seu vice, não ocorrendo a vacância no cargo (Artigos 13 e 17 do Estatuto da FAVC).

Denúncias
O g1 teve acesso à representação endereçada para o Procurador Geral de Justiça de São Paulo, o Doutor Mário Sarrubbo. No documento, são relatadas acusações de assédio, ameaças e chantagens sofridas por empregados da fundação. Todas são designadas a Tonico Ramos, atual presidente do Conselho Curador da fundação Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC).

Além disso, também são apresentadas contra Tonico denúncias de uso indevido de cartão de crédito e gastos exorbitantes com refeições, bebidas e serviços pagos pela fundação. Confira, abaixo, uma dessas situações narrada no documento:

“No dia 01 de setembro de 2022 o senhor Tonico Ramos organizou e ofereceu um jantar para cerca de vinte pessoas em sua residência, ou seja, local onde mora com sua família, custeado com dinheiro da fundação”, diz a representação enviada à Justiça de São Paulo.
Uma outra acusação ainda aponta o uso de recursos da fundação em campanhas eleitorais para beneficiar dois apadrinhados políticos, ambos candidatos a deputado estadual e da relação pessoal de Tonico Ramos.

Comunidade escolar aponta que excesso de alunos em sala de aula é uma das principais dificuldades da educação pública em SP
O responsável pela representação é o Coronel da Reserva da Policia Militar e atual membro do Conselho Fiscal da FAVC, Raugeston Benedito Bizarria Dias. Segundo o autor, as manobras de Tonico Ramos “têm causado prejuízos aos cofres da entidade”.

É solicitado à Justiça, que “após a averiguação das condutas e responsabilidades de cada uma das pessoas citadas, e de outras que por acaso sujam na apuração, sejam adotadas as medidas cabíveis, de formas coercitivas e reparatórias aos cofres da FAVC”.

O Diário Regional

Learn More →