Ao menos 17 mortos após acidente em pouso de avião na Índia

Ao menos 17 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta sexta-feira, 7, depois que um avião derrapou ao pousar na pista do aeroporto de Kozhikode, na Índia. A aeronave da companhia Air India levava 191 passageiros.

Uma televisão local afirmou que a fuselagem da aeronave se partiu em dois e sofreu muitos danos durante a aterrissagem. O avião viajava de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para o estado de Kerala, no sul da Índia. O voo era parte de uma operação de repatriação do governo para levar indianos de volta ao país devido às restrições de viagens internacionais impostas para combate à pandemia do novo coronavírus.

Sakeen K., um oficial médico do distrito na cidade vizinha de Malappuram, afirmou que ao menos 17 pessoas morreram. “Ainda estamos confirmando” o número de vítimas, disse.

De acordo com Seeram Sambasiva, um oficial de Kozhikode, os dois pilotos estavam entre os mortos.

“Outros 15 passageiros ficaram gravemente feridos. A situação ainda está se desenvolvendo”, disse Abdul Karim, um oficial da polícia local. “Tememos que o número de vítimas piore. A operação de resgate acabou. Agora estamos recolhendo e separando os pertences das pessoas e objetos de valor ao redor da pista”, acrescentou.

Outro policial afirmou que há pelo menos 89 pessoas, muitas com ferimentos graves, internadas em diferentes hospitais da região.

“Fomos informados de que todos os que sobreviveram ao acidente também tem algum tipo de lesão”, disse Sijith Dias.

 

Continua após a publicidade

Segundo a agência de regulação aeronáutica DGCA, o avião derrapou no final da pista, “caiu no vale e se partiu em dois”. Um porta-voz da Air India Express afirmou que o avião parecia ter rodado além da pista e, segundo o Ministério da Aviação, caiu em uma vala de cerca de 10 metros de profundidade.

A companhia aérea disse em nota que “nenhum incêndio foi relatado no pouso” do avião, que transportava 184 passageiros, incluindo 10 crianças, dois pilotos e cinco tripulantes de cabine.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, expressou suas condolências em uma publicação no Twitter.

“Meus pensamentos estão com aqueles que perderam seus entes queridos. Que os feridos se recuperem o mais rápido possível. As autoridades estão no local, prestando toda a assistência aos afetados”, disse.

O último grande acidente de avião na Índia foi em 2010, quando um Boeing 737-800 da Air India Express que viajava de Dubai a Mangalore ultrapassou a pista e explodiu. Apenas oito dos 166 passageiros sobreviveram.

A região de Kerala foi atingida por fortes chuvas nos últimos dias. Pelo menos 15 pessoas morreram nesta sexta-feira depois que um deslizamento de terra causado por fortes chuvas destruiu diversas casas em outra região do estado.

 

Continua após a publicidade

(Com AFP)

Continua após a publicidade

Fernanda de Souza

Learn More →