Cidade de SP assina protocolos para retomada de eventos para até 600 pessoas

Os protocolos para retomada do setor cultural na Cidade de São Paulo autorizam eventos para até 600 pessoas como convenções, seminários, workshops, palestras e feiras. As festas continuam temporariamente proibidas. Já os eventos com mais 600 pessoas precisarão de uma autorização especial da gestão municipal, sendo que o limite é para até 2 mil pessoas. Fechados há mais de quatro meses, cinemas, salas de espetáculos e teatros vivem a expectativa de reabrir em São Paulo. Os protocolos para a retomada foram assinados na quinta-feira (24) entre empresários e Prefeitura.

Embora algumas atividades do setor cultural já tenham sido autorizadas pelo governo do Estado, o prefeito Bruno Covas só vai autorizar a reabertura quando o município avançar para a Fase 4 – Verde. A expectativa é que isso aconteça já na próxima reclassificação estadual, prevista para o dia 9 de outubro. Atualmente, todas as regiões de São Paulo estão na Fase 3 – Amarela. No início do mês, a Prefeitura de São Paulo já havia publicado no Diário Oficial os protocolos sanitários para a reabertura dos cinemas na capital paulista.

A administração municipal determinou uma série de regras para o retorno presencial do público, entre elas a redução da capacidade das salas de exibição de filmes para 60%. Além disso, os assentos precisarão estar intercalados, com distanciamento entre as pessoas de 1,5 metro. Familiares que comprarem o ingressos juntas, como casais e famílias, vão poder se sentar mais próximas — desde que seja um grupo maior do que seis indivíduos. Além disso, os cinemas devem vender preferencialmente os ingresso pela internet e as máquinas de autoatendimento devem ficar a uma distância de 1,5 metro umas das outras.

É preciso ter marcação no piso para manter a segurança entre os clientes, o uso de máscara é obrigatório e o local deve disponibilizar álcool em gel para higienização. Cada setor elaborou o próprio protocolo de reabertura, que foi analisado e aprovado pela vigilância sanitária municipal. Entre as medidas previstas estão o uso de máscara e um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os assentos. Também ficou definido o limite de capacidade. Além disso, as filas e os locais serão demarcados e os funcionários com suspeita de infecção por Covid-19 serão afastados e orientados a cumprir isolamento e a fazer o teste.

*Com informações da repórter Caterina Achutti

Fernanda de Souza

Learn More →