Polícia indicia por três crimes motorista de app que atropelou e debochou de suspeito de furto de celular morto em SP

Polícia apontou que houve crime de omissão de socorro, homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e incitação ao crime. Christopher Gonçalves Rodrigues, de 26 anos, publicou fotos em redes sociais com mensagens como “menos um fazendo o L”.

A Polícia Civil indiciou por três crimes o motorista por aplicativo Christopher Gonçalves Rodrigues, que atropelou um suspeito de furto de celular e fez vídeos debochando do rapaz no Viaduto Júlio de Mesquita Filho, na Bela Vista, região central de São Paulo.

Segundo o delegado Percival Alcântara, titular do 5º DP, os crimes apontados para Christopher são homicídio culposo, quando não há intenção de matar, omissão de socorro e incitação ao crime.

Homicídio culposo: “Em análise minuciosa da prova testemunhal e pericial, não ficou demonstrado, no abalroamento [colisão], o dolo do agente, que em um primeiro momento, imediatamente após a colisão, se mostrou preocupado com a situação, não denotando às testemunhas presenciais a intenção de atropelar e nem a ciência de que teria ocorrido um possível furto segundos antes”, explicou o Alcântara.
Omissão de socorro: “Diante do lastro de informações, o agente não socorreu efetivamente a vítima, sendo a ‘ajuda’ acionada por terceiros. Muito pelo contrário. Após a ciência de que a vítima seria possivelmente autora de um crime de furto, debochou, omitiu socorro, fotografou e fez filmagens dos fatos”, completou.
Incitação ao crime: “Não obstante, o indiciado publicou as fotos e filmagens em suas redes sociais fomentando e instigando, publicamente, pessoas indeterminadas a ‘tirar’ a vida de agentes que cometem crimes contra o patrimônio.”

O Ministério Público irá se manifestar sobre o relatório final do inquérito. Christopher está em liberdade e não há pedido de prisão. A defesa dele não foi localizada até a última atualização para comentar sobre o caso.

A Polícia Civil investigava se Christopher teve a intenção de matar o rapaz que supostamente teria furtado um celular segundos antes.

“Matheus foi reconhecido por uma das testemunhas como o autor da subtração do aparelho celular de outro motorista”, informou a polícia.

Vídeos na internet
Os registros do investigado foram postados em redes sociais e em grupos de mensagens de profissionais da categoria e parentes da vítima o assistiram. Em um deles o rapaz ainda estava vivo.

“E aí, comédia, vai roubar trabalhador? Vai roubar trabalhador? Não vai sair, não. Chama a polícia, você vai sair com a polícia”, disse o motorista no vídeo. Matheus estava com graves ferimentos e sangrando. Ele não resistiu.

“Meu marido era motorista por aplicativo também e meu marido viu o vídeo. Meu padrinho viu também e me mandou. A gente estava enterrando meu irmão quando chegou o vídeo pra gente”, contou Paloma Santiago, irmã de Matheus, ao g1.

Outra imagem que mostra a vítima embaixo do carro foi publicada por Christopher no Facebook: “Um a menos, mandei ir conhecer o tio Lúcifer”.

O Diário Regional

Learn More →