A expectativa para a votação sobre rótulos de alimentos na Anvisa

A Anvisa vota no próximo dia 6 a nova proposta de rótulos de alimentos — que sugere uma rotulagem nutricional frontal de advertência e desde 2014 tem sido acompanhada de perto por grupos de defesa do consumidor e pela indústria.

Na agência, o projeto já passou por consulta pública e análise de técnicos e aguarda apenas este parecer final da agência reguladora para ser implementado.

A votação tem sido alvo de cancelamentos e reagendamentos por parte da agência. Dos cinco diretores colegiados da Anvisa que decidirão sobre a nova proposta de rótulos de alimentos, três são substitutos e encerram seus trabalhos no dia 7 de outubro, data subsequente à reunião.

Entidades como o Idec alertam para o fato de que se o encontro for novamente adiado, a decisão ficará suspensa até o órgão determinar os novos nomes para os diretores que se afastaram, sem prazo estipulado para que assumam os postos vagos. O instituto capitaneia o projeto para a aplicação de triângulos de advertência sobre o excesso de nutrientes críticos à saúde sobre as embalagens.

Continua após a publicidade

Fernanda de Souza

Learn More →